A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (M.A.P.A.) é o exame que mede a pressão arterial a cada 20 minutos, durante 24 horas, para a obtenção do registro da pressão arterial enquanto o paciente está acordado e durante o sono.
Tem como objetivo analisar o comportamento da pressão arterial não somente durante o dia e a noite, como também durante eventuais sintomas como tontura, dor no peito e desmaio. Além disso, possibilita a avaliação da eficácia do tratamento anti-hipertensivo.
Como é feito
No dia e horário agendados, é feita a instalação do equipamento no paciente, que permanece com ele durante 24 horas.
O equipamento é composto por um gravador colocado na cintura do paciente e conectado a uma braçadeira colocada no braço.
A cada 20 minutos o monitor insufla a braçadeira e registra a pressão obtida.
Após as 24 horas, o paciente retorna ao local do exame para retirada do equipamento. O gravador é conectado ao computador e um software traça um gráfico das pressões registradas nas 24h.
O exame deve ser realizado em um dia representativo da sua atividade diária. Assim, é fundamental manter as atividades rotineiras.
Será fornecido ao paciente um impresso chamado “diário de atividades” onde devem ser anotados os horários em que dormiu, acordou, almoçou, jantou, assim como eventuais sintomas e atividades ou eventos importantes.
Indicações
Suspeita de hipertensão do avental branco – condição na qual o paciente apresenta pressão acima do normal no consultório médico e pressão normal fora dele; quando o médico suspeita desta condição o exame pode estabelecer o diagnóstico correto.
Avaliação da eficácia do tratamento da hipertensão nas 24 horas, tanto no sono quanto na vigília.
Avaliação de sintomas, principalmente os relacionados à hipotensão (pressão baixa).
Contraindicações
Quando não é possível ajustar a braçadeira ao braço do paciente.